Na passada sexta-feira, dia 28 de maio, o Município de Oeiras lançou um novo Centro de Processamento de Dados (Data Center) para promover a transição digital e continuar a avançar para um modelo de gestão mais próximo dos munícipes e mais transparente na tomada de decisões. A cerimónia de inauguração, contou com a presença do Presidente, Isaltino Morais, e teve lugar no edifício da Polícia Municipal, em Carnaxide.
Este novo Centro de Dados irá funcionar em “espelho” com o atualmente existente, garantindo assim a continuidade e disponibilidade dos sistemas de informação, das infraestruturas de comunicações e proporcionando uma maior segurança em todos os procedimentos de administração eletrónica, através dos quais os cidadãos se relacionam com a Câmara Municipal.
Esta nova infraestrutura é fundamental para garantir a completa resiliência dos sistemas tecnológicos municipais, garantindo que a disponibilidade dos mesmos não está condicionada a constrangimentos ou acidentes que possam ocorrer num centro de dados.
O novo Data Center, fundamental para a estratégia de Oeiras enquanto território inteligente, insere-se no plano de ação que o Município tem levado a cabo no âmbito da transformação digital e tem como principal objetivo a gestão de infraestruturas tecnológicas e a melhoria da qualidade do todos os sistemas e serviços municipais. Este equipamento oferece todas as garantias de serviço cumprindo com as melhores práticas internacionais, no que se refere à segurança, continuidade de negócio e eficiência energética.
Aproveitando o lançamento do novo Centro de Dados, foi igualmente ativado o anel de fibra ótica da rede privada do município. Este anel, que interliga três nós centrais – edifício da Polícia Municipal, oficinas de Vila Fria e Paços do Concelho – num perímetro de 52 quilómetros e com largura de banda até 100 Gbits, é a primeira fase de um projeto que visa interligar todos os edifícios municipais através de uma infraestrutura própria de fibra ótica.
A infraestrutura própria de fibra ótica do Município de Oeiras assegura a autonomia, largura banda de alto débito, segurança e a necessária interconetividade para os mais diversos projetos de inovação e smart cities do Concelho.