A quase secular Colónia de Férias da Fundação “O Século” está de volta, depois de um ano interregno, devido à pandemia de Covid-19. Depois de um ano difícil e atípico para todos (pais e crianças) é altura de voltar às férias de verão e brincar em segurança, sabendo o quanto as crianças beneficiam com a experiência de dias divertidos com muita praia e amigos.
Os Campos de Férias, destinados a crianças de todo o país, entre os 6 e os 12 anos, vão decorrer entre 12 de julho e 4 de setembro, divididos por oito turnos, datas que poderão sofrer alterações devido ao calendário escolar.
Este ano, devido à situação pandémica, a Colónia de Férias vai realizar-se em moldes diferentes das edições anteriores sofrendo algumas mudanças, tendo como principal objetivo tentar garantir que as férias das crianças decorrem em total segurança.
Desta forma, em 2021, a Colónia de Férias terá lugar apenas em regime fechado (com dormida). Os turnos e a ocupação das camaratas serão reduzidos para metade; estando ainda prevista a realização de testes Covid a todas as crianças e monitores, no início de cada turno.
Serão, obviamente, seguidas as normas de distanciamento social e etiqueta respiratória.
Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Instituições e particulares poderão inscrever as crianças através do e-mail colonia@oseculo.pt .
Campanha para reabilitar camaratas. A Fundação “O Século” escolheu simbolicamente o Dia Mundial da Criança para assinalar o regresso da Colónia de Férias e, ao mesmo tempo, para dar início a uma campanha nas redes sociais da Instituição, com o objetivo de conseguir financiamento para renovar as camaratas que irão acolher as crianças durante o Verão e a criação de bolsas sociais para as Colónias de Férias.
A campanha tem como rosto a atriz Liliana Santos, a Embaixadora da Fundação “O Século”, à qual se associou a Fundação AGEAS.
Colónia quase secular. A Colónia de Férias da Fundação “O Século” nasceu da antiga Colónia Balnear Infantil “ O Século”, que se instalou, em São Pedro do Estoril. numa antiga fábrica de conservas, a 10 de Setembro de 1927, concretizando a ideia do então jornalista e diretor do extinto Jornal “O Século”, João Pereira da Rosa, com o objetivo de proporcionar às crianças dias de férias na praia. Atualmente, a Colónia de Férias é uma das várias valências sociais da Fundação “O Século”, que desenvolve um vasto trabalho social desde a infância até à idade sénior, apoiando diariamente mais de 600 pessoas.