As farmácias têm registado um pico de procura de testes ao novo coronavírus, devido às restrições para entrar ou sair da Área Metropolitana de Lisboa e também para possibilitar viagens de avião.
Neste momento, há 113 farmácias em Lisboa a fazer testes à covid-19 diariamente, com horários alargados e cada vez mais profissionais dedicados a este serviço. A procura também tem sido mais elevada, devido à medida que se repetiu nas últimas duas semanas: é necessário um teste negativo para entrar ou sair da Área Metropolitana.
Por essa razão, e porque em muitos destes locais, o teste tem de ser marcado com antecedência, o conselho é que, se pretender sair da AML num fim de semana, o mais seguro é mesmo marcar teste com uma semana de antecedência.
Câmara de Lisboa oferece testes ilimitados a todos os cidadãos
Os testes gratuitos à covid-19 nas farmácias de Lisboa são já ilimitados e estão disponíveis a todos os cidadãos, inclusive não residentes na cidade, no âmbito do plano municipal de testagem.
O processo de testagem massiva e gratuita em Lisboa teve início em 31 de março, mas, a partir de 15 de abril, a Câmara Municipal decidiu alargar a testagem nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, nomeadamente com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.
A lista de farmácias aderentes ao programa pode ser consultada aqui e os testes devem ser agendados pelos munícipes telefonicamente — embora o tempo de espera ao telefone possa também ser um desafio devido à elevada procura neste momento.
Em alternativa, em Lisboa existe ainda uma rede de pontos móveis de testagem, que está agora presente em 17 locais. Consulte aqui a listagem e respetivos horários de funcionamento.