Um estudo de investigadores do ITQB-NOVA revelou que uma das bactérias responsáveis por infeções urinárias pode ter origem na produção da carne de porco. Através de estudos epidemiológicos, os investigadores identificaram a existência de duas linhagens diferentes (G e S) desta bactéria.
A linhagem G, com origem em produtos alimentares, é transmitida aos humanos através do contacto com a carne de porco, e a linhagem S será provavelmente de origem humana.
A investigação publicada na revista Emerging Infectious Diseases, liderada pela investigadora Maria Miragaia, permitiu perceber que as bactérias originárias de um matadouro, encontradas no equipamento, carne ou mãos de trabalhadores, eram semelhantes às bactérias que causam a infeção urinária.
Maria Miragaia, líder do Laboratório de Evolução Bacteriana e Epidemiologia Molecular do ITQB NOVA, aproveitou a descoberta para frisar que “este é um exemplo claro de como a manipulação de alimentos pode ter impacto na saúde humana e de como é importante educar os consumidores sobre boas práticas de higiene individual para evitar a propagação de doenças infeciosas”.