‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de outubro
6 outubro
‘O Terceiro Tiro’
‘The Trouble With Harry’
(1955) 99 minutos
Com John Forsythe, Shirley MacLaine, Edmund Gwenn
O problema de Harry é.… estar morto. Mas mesmo morto, o cadáver continua a dar dores de cabeça à população local – uma comunidade pacífica numa região rural de Vermont, Nova Inglaterra. É que quase todos pensam ter tido alguma participação na sua morte e tentam de todas as formas esconder o corpo, agindo como se nada de estranho se passasse.
13 outubro
‘O Homem que Sabia Demais’
‘The Man Who Knew Too Much’
(1956) 120 minutos
Com James Stewart, Doris Day, Bernard Miles
Uma família americana, formada pelo Dr. Benjamin “Ben” McKenna, pela esposa, a popular cantora Josephine Conway “Jo” McKenna e o filho Henry “Hank” McKenna, estão de férias em Marrocos. Na viagem de Casablanca para Marraquexe, conhecem o francês Louis Bernard, alguém aparentemente amigável, mas Jo suspeita das suas muitas perguntas e respostas evasivas.
20 outubro
‘O Falso Culpado’
‘The Wrong Man’
(1956) 105 minutos
Com Henry Fonda, Vera Miles, Anthony Quayle; 105 min.
Baseado numa história verídica: um homem honesto é confundido com o autor de um assalto. Manny Ballestero, é músico e trabalha no mítico Stork Club, em Nova Iorque. A sua mulher precisa de fazer um tratamento dentário e Manny, que não tem dinheiro suficiente para pagar a conta do dentista, vai pedir um empréstimo a uma seguradora. Mas quando chega lá, os empregados, convencidos de terem reconhecido o homem que os assaltou há um ano, alertam a polícia.
27 outubro
‘A Mulher Que Viveu Duas Vezes’
‘Vertigo’
(1958) 128 minutos
Com James Stewart, Kim Novak, Barbara Bel Geddes; 128 min.
John Ferguson, um ex-polícia que sofre de vertigens é contratado por um velho amigo para seguir a sua mulher Madeleine. No entanto, Ferguson acaba por desenvolver uma paixão obsessiva por ela. “A Mulher que Viveu Duas Vezes” foi, durante anos, eleito o melhor filme de todos os tempos pela “Sight and Sound” (revista de cinema britânica de publicação mensal. Publicada pela primeira vez em 1932).
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565