14.6 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Economia A partir de outubro há subida de 3% na fatura de eletricidade...

A partir de outubro há subida de 3% na fatura de eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou um novo aumento do preço da energia no mercado regulado da eletricidade. Trata-se de uma subida de cinco euros por megawatt-hora (MWh), equivalente a uma subida média de 3% na fatura mensal.

Assim, a tarifa da energia terá um acréscimo de cinco euros por MWh, traduzindo-se, a partir de outubro, numa fatura média mensal para um casal sem filhos, considerando uma potência anual de 3,45 kilovoltamperes (kVA) e um consumo de 1.900 kilowatts-hora (kWh) por ano, será de 38,22 euros, traduzindo-se num acréscimo de 1,05 euros face a setembro.

Já para um casal com dois filhos, com uma potência de 6,9 kVA e um consumo anual de 5.000 kWh por ano, o aumento será de 2,86 euros para uma fatura mensal de 94,97 euros.

Segundo informou a ERSE, este aumento produz efeitos a partir de 01 de outubro. “A ERSE atualiza o preço da tarifa da energia no mercado regulado de eletricidade em mais cinco euros por MWh, com efeitos a partir de 01 de outubro”.

Em comunicado, a ERSE acrescenta ainda que este aumento surge numa altura em que os mercados da energia estão a ser afetados pela guerra na Ucrânia.

Segundo os dados hoje da ERSE, esta subida representa para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, mais 3% na fatura média mensal de eletricidade.

Até 15 de outubro, o regulador tem de apresentar a proposta tarifária para 2023.

As tarifas da energia já tinham sido atualizadas em abril e revistas em julho, o que resultou num “aumento anualizado de mais 1,1% da tarifa transitória em baixa tensão normal (BTN), entre 2022 e 2021”.

Com este novo aumento, a variação tarifária média anual em BTN, entre 2022 e 2021, será de mais 1,8% no mercado regulado do setor elétrico.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes