Se já notou, recenseadores andaram a distribuir as cartas com os códigos para responder aos Censos 2021. Se já recebeu a sua, então a partir desta segunda-feira já pode começar a responder.
As cartas contêm os códigos para responder aos Censos 2021 através da Internet. Basta aceder à página da operação de recenseamento, colocar o código e a password indicados na carta que recebeu do Instituto Nacional de Estatística (INE), responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”.
Mas tenha em atenção que não pode alterar as respostas depois de enviadas, sendo que se quiser alterar os dados já enviados, deve “contactar o Recenseador responsável pela área da sua residência e preencher um questionário em papel com a informação a corrigir”, diz o INE.
Depois de terminar e entregar o questionário eletrónico, vai receber no sistema uma mensagem com o comprovativo de entrega, que deve guardar como prova da resposta. De recordar que a resposta é obrigatória, e se não responder pode estar sujeito a levar uma multa de 250 a 25 mil euros ou de 500 a 50 mil euros, consoante o agente seja pessoa singular ou coletiva.
A resposta aos Censos deve ser feita, de preferência, até ao dia 3 de maio, segundo indica o INE. Para aqueles que não conseguirem responder pela Internet, há outras formas de participar: telefone, e-balcão nas Juntas de Freguesia, e autopreenchimento dos questionários em papel entregues pelos recenseadores.