O próximo ano letivo vai arrancar sem as medidas de prevenção contra a Covid-19, nas escolas. Desde os horários desfasados, uso de máscara ou corredores de sentido único, estas e outras medidas vão desaparecer, já em setembro.
Segundo adianta o Ministério da Educação (ME), citado pelo Público, o próximo ano letivo vai decorrer sem qualquer medida de combate à Covid-19. Segundo o ministério tutelado por João Costa, dada a atual fase de pandemia e a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) em vigor, “compete a cada um o cumprimento de medidas não farmacológicas de prevenção de infeção”, justifica , acrescentando que está em “permanente articulação” com a DGS “no sentido de aplicar quaisquer outras medidas que venham a ser determinadas, fruto da evolução da pandemia”.
Segundo o PÚBLICO, os diretores das escolas, não receberam ainda qualquer informação oficial do Governo de que não vão existir limitações no ano letivo que se inicia em setembro.
Segundo o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, “é preciso que haja uma comunicação do ME ou da DGS, da entidade competente, a atualizar sobre as medidas para a organização escolar”.