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Seg 13 Janeiro 2025
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Apresentados Planos de Mobilidade Sustentável e de Acessibilidade do concelho de Oeiras

Os Planos de Mobilidade Sustentável e de Acessibilidade do concelho de Oeiras foram hoje apresentados à população no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

 

O Plano de Mobilidade Sustentável prevê, nos próximos 10 anos, aumentar em 36.4% a quota modal de transporte público, aumentar 24.9% a quota modal de transporte suave, reduzir em 43% a quota modal de transporte individual, reduzir em 30% o número de atropelamentos, reduzir em 30% o número de vítimas de acidentes rodoviários e diminuir em 20% a emissão de Gases Efeitos de Estufa.

 

Os dois planos, integrados num documento único, surgem depois de ter sido feito um inquérito à população para apurar a caracterização dos padrões de mobilidade dos residentes e empregados do Concelho e a elaboração de um modelo de transportes para Oeiras.

 

O Plano de Acessibilidades servirá para estruturar a acessibilidade e priorizar intervenções, compatibilizando-as com uma visão de futuro atentas as grandes tendências associadas a esta área.

 

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) trata-se de um instrumento de gestão da mobilidade, de natureza estratégica e que se constitui como um plano de ação para os investimentos a realizar pelo Município.

 

A estratégia de intervenção prevista para este plano passa por promover um melhor aproveitamento do sistema de transportes públicos e dos transportes suaves, reduzir a dependência pelo transporte individual, melhorar a eficiência energética dos sistemas de transporte e apostar em medidas de gestão de mobilidade urbana.

 

Entre os projetos estruturantes previstos está a criação de corredores viários dedicados ao transportes públicos, como a reformulação do sistema SATU, através da sua mudança para um modo de transporte sobre pneus e a sua extensão para o Lagoas Park e Taguspark, a criação da rede de elétrico moderno e a requalificação da rede de interfaces  Algés, Paço de Arcos e Oeiras.

 

Inclui-se também nos projetos estruturantes o reforço da rede clicável do concelho, com destaque para a criação de uma ciclovia entre Algés e Paço de Arcos e outro troço na Avenida Marginal em Paço de Arcos.

 

Quantos aos serviços de transporte público, prevê-se a criação de carreiras de bairro que liguem as populações a serviços de proximidade e um reforço na oferta de transportes públicos aos polos empresariais.

 

A rede pedonal será também reforçada, prevendo-se a construção de percursos pedonais acessíveis, implementar medidas de redução de velocidade e mitigação de pontos negros de atropelamento.

 

No que ao estacionamento diz respeito, é proposta a criação de 18 novos parques de estacionamento público, num total de 3.756 lugares.

 

Nos projetos estruturantes a realizar inclui-se ainda a criação de um sistema de bicicletas partilhadas (convencionais e elétricas), cuja implementação propõe-se que seja faseada (1ª fase na ciclovia empresarial, 2ªfase no resto do concelho, à medida que as ciclovias forem estando concluídas).

 

Quanto à rede de carregamento de veículos elétricos será reforçada para cerca de 200 pontos de carregamento público, a localizar em zonas de maior concentração de comércio e serviços, zonas residenciais, parques de estacionamento municipais e equipamentos coletivos, praias, parques empresariais e polos turísticos.

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