Na área da restauração, a partir desta segunda-feira abrem os interiores dos restaurantes, cafés e pastelarias, mas com limitação de grupos de quatro clientes, podendo manter-se o serviço de esplanada que já estava autorizado, que passa agora a ter um limite de seis pessoas.
Também os centros comerciais e todas as lojas, independentemente da sua dimensão, reabrem ao público, contudo, terão de cumprir a lotação fixada pela Direção-Geral da Saúde.
Estas reaberturas aplicam-se à generalidade do país, exceto em seis concelhos (Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela), que se vão manter com as regras que vigoraram nos últimos 15 dias, e quatro (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior), que vão recuar para as restrições mais “apertadas” da primeira fase de desconfinamento.
Está também autorizada, a partir desta segunda-feira, a prática das modalidades desportivas de médio risco, assim como a atividade física ao ar livre de até seis pessoas, os casamentos e batizados voltam a ser permitidos no território continental, ainda que limitados a 25% da capacidade de ocupação dos espaços onde decorram e os eventos exteriores nos concelhos que avançaram para a próxima fase ficam sujeitos a uma diminuição de lotação de cinco pessoas por 100 metros quadrados.
Esta segunda-feira, também as lojas do cidadão reabrem com atendimento presencial por marcação na generalidade do país, mas mantêm-se o dever geral de recolhimento em Portugal, uma vez que o Governo considera necessária a contenção de circulação para o controlo da pandemia.