Arranca esta segunda-feira em Portugal continental a vacinação, em simultâneo, contra a gripe e a covid-19.
Segundo a informação avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê-se que sejam vacinadas cerca de dois milhões de pessoas, sendo que a diretora-geral da Saúde Graça Freitas deixou a garantia deque está “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos a partir de hoje.
Esta é uma prática realizada em Portugal e no mundo, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados. Segundo a DGS, dados da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, que incluem os resultados da reunião do grupo de peritos da Organização Mundial da Saúde em matéria de vacinação, mostram que existe um perfil de segurança aceitável após a toma das duas vacinas, sugerindo a manutenção da eficácia de ambas as vacinas.
A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.