O Município de Oeiras e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) celebraram ontem, dia 23, a assinatura dos contratos de financiamento para a construção de 92 casas de arrendamento apoiado, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, da Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Isabel Dias, e do Executivo Municipal.
Os contratos decorrem da aprovação da candidatura apresentada pelo Município ao Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao acesso à Habitação, no âmbito do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, destacou que esta iniciativa é de “extrema importância para a vida coletiva e para as famílias que vão usufruir das casas a serem construídas. É a transformação extraordinária e vital para as suas vidas e para o seu futuro. Sabemos que a casa é a condição para a dignidade da família, para o seu crescimento e para um acréscimo de esperança para o seu futuro.”
Estas 92 casas de arrendamento apoiado são as primeiras de um total de 691, a serem construídas até 2026. São destinadas aos vários públicos que se encontram em situação de carência habitacional, identificados no Plano Municipal de Habitação de Oeiras 20/30.