As três bibliotecas municipais de Oeiras – Algés, Carnaxide e Oeiras – reabriram as portas esta quarta-feira, dia 6 de maio, com um novo horário e regras, de higiene e de utilização, adaptadas à crise pandémica atual. Até ao final de maio, vão passar a funcionar de terça-feira a sábado, em horário único, das 10H00 às 16H00.
Durante este período, está disponível o serviço de empréstimo e devolução de livros, DVD, CD e jogos, apelando-se a que os utilizadores procurem limitar a sua permanência no espaço a cerca de dez minutos, para permitir que todos possam ser atendidos.
Segundo um comunicado da Câmara Municipal de Oeiras, as reservas e empréstimo interbibliotecas estão, para já, desativados, tal como a leitura de jornais e revistas. É
obrigatória a utilização de máscara dentro das bibliotecas e a desinfeção das mãos à entrada, sendo que os espaços das bibliotecas serão condicionados a oito utilizadores, em simultâneo, na biblioteca de Oeiras e a quatro em Algés e Carnaxide.
“De acordo com a legislação geral e a específica para o COVID-19, será aplicado Atendimento prioritário, a maiores de 70 anos, pessoas de grupos de risco, profissionais de saúde, das forças de segurança, de proteção e socorro, das forças armadas e de prestação de apoio social, pessoas com deficiência ou incapacitadas, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças com idade menor ou igual a dois anos”, adianta aquele comunicado.