A previsão de tempo quente colocou, esta terça-feira, o distrito de Braga sob aviso laranja e outros 13 a amarelo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O distrito de Braga está com aviso laranja até às 20h00 dada a persistência de valores elevados da temperatura máxima, e os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja sob aviso amarelo por causa do tempo quente até às 20h00 de hoje.
A previsão de trovoada dispersa, com ocorrência de aguaceiros e rajadas de vento levou o Instituto a emitir ainda um aviso amarelo para os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Guarda, que estará em vigor entre as 15h00 e as 21h00 de hoje.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal e durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior, com ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada no interior Centro e Sul.
O vento soprará fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, por vezes forte de leste/nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao meio da manhã e do nordeste transmontano para o final do dia.
A previsão aponta para uma pequena subida da temperatura mínima na região Centro e litoral Norte e pequena descida da máxima na região Sul e subida na faixa costeira a norte do Cabo da Roca.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 (em Aveiro) e os 36 (em Castelo Branco e Braga).
Mais de 90 concelhos em risco máximo de incêndio
Mais de 90 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre apresentam esta terça-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil disse que terça e quarta-feira apresentam um aumento muito significativo do risco de incêndio rural devido às condições meteorológicas, e pediu “tolerância zero” para o uso de fogo.
O Governo determinou também na segunda-feira que 10 distritos do continente vão estar hoje em situação de alerta. A Declaração da Situação de Alerta, durante as 24 horas de hoje, abrange os distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Santarém, Vila Real e Viseu.
A declaração do Governo surge na sequência de a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ter determinado o estado de Alerta Especial de Nível Laranja (o segundo mais grave) para os distritos referidos.
No âmbito da situação de alerta são implementadas medidas excecionais como a proibição do acesso, circulação e permanência no interior de espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
A mesma proibição aplica-se a caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem.
A declaração da situação de alerta implica, por exemplo, a elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e PSP, com reforço dos meios para operações de vigilância e outras, podendo ser interrompidas férias e folgas.