A campanha para as eleições autárquicas, que se realizam no próximo dia 26 de setembro, arranca esta terça-feira, tendo fim previsto para o próximo dia 24 deste mês.
Vários partidos políticos e candidatos têm realizado nos últimos dias algumas ações de pré-campanha, contudo, desde sexta-feira que a maioria dos partidos suspendeu todas essas ações, devido à morte do antigo presidente da República Jorge Sampaio, pela qual foram decretados entre sábado e segunda-feira, três dias de luto nacional.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) estima que tenham sido apresentadas cerca de 12.370 listas candidatas às eleições autárquicas deste ano, das quais cerca de 1.035 são de grupos de cidadãos eleitores (GCE).
Segundo a MultiNews, a CNE aponta que “a estimativa da totalidade de listas é cerca de 12.370 e a das listas apresentadas por GCE é cerca de 1.035”, salientando que, “logo que possível”, será disponibilizado no site da Comissão a listagem das candidaturas às autárquicas por município e por freguesia.
São 9.306.120 os eleitores que podem votar nas eleições autárquicas deste ano, às quais se apresentam, no total, isoladamente ou em coligações, mais de 20 partidos.
A partir dos orçamentos de campanha entregues à Entidade das Contas e Financiamentos Políticos concorrem às autárquicas os partidos Aliança, BE, CDS-PP, Chega, Ergue-te, Iniciativa Liberal, JPP, Livre, MAS, MPT, Nós, Cidadãos!, PAN, PCP e PEV (que formam a CDU), PCTP/MRPP, PDR, PPM, PS, PSD, PTP, RIR e Volt Portugal.
As eleições autárquicas decorrem entre as 08h00 e as 20h00 locais de 26 de setembro (os Açores têm menos uma hora do que o continente e a Madeira), e a campanha oficial realiza-se entre os dias 14 e 24, segundo o calendário divulgado pela CNE.