O Carnaval chega à Livraria-Galeria Municipal Verney, no dia 26 de fevereiro, sábado, com a realização de um conjunto de atividades alusivas a esta festa.
Esta é a oportunidade ideal para participar numa oficina de construção de máscaras, no Workshop de Carnaval: Samba no Pé ou assistir ao concerto dos músicos brasileiros Marcelo Miranda e Luiz Felippe Gama.
Se, por um lado, do ponto de vista antropológico, o Carnaval é um ritual de reversão, no qual os papéis sociais são invertidos e as normas de comportamento suspensas, por outro, do ponto de vista religioso, esta festa pode ser considerada um rito de passagem da escuridão para a luz, do inverno para o verão: uma celebração da fertilidade e igualmente o anuncio da primavera que se aproxima. Esta é, por excelência, a primeira festa do ano novo.
11h: Workshop de Máscaras
Abrimos a mala de viagem e descobrimos um pequeno gabinete de curiosidades que nos conta histórias de lugares, gentes, animais!
Através da utilização de formas geométricas, objetos antigos e cores da terra, vamos inventar máscaras que nos levarão a brincar ao carnaval e, simultaneamente, a descobrir a arte tribal e os seus materiais, bem como conhecer o olhar divertido dos cubistas e do seu mais famoso seguidor, Pablo Picasso!
Com cartões e cartolinas, colas e bolas, quadrados e recortes, carimbos e outros materiais inesperados, vamos inventar máscaras estrambólicas e artísticas para brincar ao carnaval.
16h: Mesa redonda – Carnaval: Origem, transgressão e sentidos na atualidade
Durante milénios, o calendário religioso do Mediterrâneo regeu-se em torno de momentos de jejum e de folia. As ideias de pecado e de punição foram geridas através de janelas onde os interditos eram possíveis. Escape social, resquício de práticas antigas, o Carnaval é o tempo em que tudo é permitido.
Com a participação de Patrícia Cordeiro, Micael Paulo, José Mário Brito, e a moderação é de Lídice Meyer.
17h30: Workshop de Samba
O Samba no Pé é tradicionalmente dançado no Carnaval do Brasil. Este workshop irá desenvolver a técnica desta modalidade, assim como proporcionar-lhe uma oportunidade de vivenciar e desfrutar da energia contagiante do Samba.
18h30: Música ao vivo pelos músicos brasileiros Marcelo Miranda (voz, guitarra) e Luiz Filippe Gama (percussão e saxofone)