O Governo anunciou duas medidas face à renovação e entrega dos cartões de cidadão, bem como o levantamento.
Uma das novidades será a entrega do cartão de cidadão em casa. Desde sexta-feira, teve início o serviço de entrega do documento único em casa, através do envio do cartão por correio registado para o próprio cidadão.
Segundo avança o Jornal ECONÓMICO, mais de 100 mil cidadãos efetuaram a renovação presencialmente, online ou por email, e que não têm agendamento disponível para levantar o documento até 31 de outubro, vão receber o seu cartão em casa.
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) informa previamente através de uma mensagem ou email os cidadãos sobre a entrega do documento na morada que consta no documento. Caso não esteja em casa pode posteriormente levantar o cartão num balcão CTT, ou o cidadão recorrerá ao serviço SIGA (serviço disponibilizado pelos CTT) que permitirá alterar o local de entrega, numa morada da sua preferência.
A entrega é feita por um trabalhador dos CTT credenciado. Este trabalhador vai solicitar um documento oficial com fotografia, com o cidadão a poder apresentar o documento caducado, passaporte ou carta de condução.
A segunda medida anunciada é o levantamento do cartão de cidadão no Espaço Cidadão em que o pedido de renovação foi efetuado.