Os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário estão a chumbar menos durante o seu percurso escolar. O sucesso escolar está a crescer para percentagens de 47% e 44%, respetivamente, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação.
Em ambos os casos, no ano letivo passado registou-se um aumento do sucesso escolar, ou seja, de conclusão dos respetivos ciclos de ensino – do 7.º ao 9.º ano de escolaridade e do 10.º ao 12.º ano de escolaridade – sem qualquer retenção e conseguindo notas positivas nas provas finais do 3.º ciclo ou dos dois exames nacionais das disciplinas trienais no 12.º ano.
No 3.º ciclo o aumento dos percursos diretos de sucesso foi de dois pontos percentuais, dos 45% em 2017-2018 para os 47% em 2018-2019 e no secundário o crescimento foi de 37% para os 44% no mesmo período.
O contexto socioeconómico continua a determinar as hipóteses de sucesso, algo que se comprova no fosso entre alunos com e sem Apoio Social Escolar (ASE), adianta o SAPO.
Entre os alunos do 3.º ciclo colocados no escalão máximo de ASE (escalão A) há 21% de percursos diretos de sucesso, mais de 30 pontos percentuais abaixo dos 56% sem apoios que conseguem um percurso sem retenções e com aprovação nas provas finais.
Já no ensino secundário a diferença é entre 29% de percursos diretos de sucesso entre alunos com ASE e 45% nos alunos sem ASE.