9.8 C
Oeiras Municipality
Sex 27 Dezembro 2024
Inicio Ciência Cientistas do Técnico homenageadas no livro “Mulheres na Ciência”

Cientistas do Técnico homenageadas no livro “Mulheres na Ciência”

Entre os 101 retratos que compõem a nova edição do livro “Mulheres na Ciência”, que homenageia mulheres inspiradoras de diferentes gerações e que se destacam em múltiplos domínios de investigação, encontramos várias cientistas do Técnico. O conjunto inspirador de retratos incluí químicas, físicas, biólogas, engenheiras mecânicas, engenheiras informáticas e sismólogas, 12 delas com ligação ao Técnico.

Do leque de docentes do Técnico homenageadas neste livro fazem parte: a professora Elsa Henriques, docente do Departamento de Engenharia Mecânica(DEM) e investigadora do Instituto de Engenharia Mecânica(IDMEC); a professora  Inês Lynce, docente do Departamento de Engenharia Informática(DEI) e investigadora e presidente do INESC-ID; a professora Joana Gonçalves de Sá, docente do Departamento de Física(DF) e investigadora do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP); a professora Marta Fajardo, também docente do DF e investigadora do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear(IPFN);  a professora Patrícia Figueiredo, docente do Departamento de Bioengenharia(DBE)  e investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa);  e a professora Patrícia Gonçalves, docente do DF e do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares(DECN) e  investigadora do LIP.

Juntam-se a estes nomes os de Filipa Mendes, investigadora do DECN e do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares(C2TN), e de Marina Kirillova, investigadora Centro de Química Estrutural (CQE).

Mas a lista não se fica por aqui, e ao contemplarmos os rostos determinados das cientistas homenageadas encontramos mais caras familiares, não tivesse o percurso de sucesso destas cientistas começado na nossa Escola.  A sismóloga Ana Ferreira (investigadora e docente no Department of Earth Sciences da University College London), a bióloga evolutiva Isabel Gordo (investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência), e a Engenheira Física Sónia Gonçalves( Fundação Champalimaud) são alumnae de Engenharia Física Tecnológica. Já a climatologista Célia Gouveia (investigadora do Instituto Dom Luiz e do Instituto Português do Mar e Atmosfera), é antiga aluna do mestrado em Engenharia Mecânica (Energia).

Nas primeiras páginas do livro, as palavras de Rosálias Vargas, presidente da Ciência Viva, desafiam-nos a contemplar as fotografias que retratam “mulheres independentes, que escolheram caminhos de conhecimento”, e que têm em comum, além da nacionalidade, o facto de serem “excelentes no que fazem, sempre com a generosidade da partilha e do compromisso com as novas gerações”. “Não podemos esquecer o ano de edição deste livro – em plena pandemia, nesta altura em que o conhecimento não tem fronteiras e, mais do que nunca, está ao serviço do bem comum”, destaca ainda a presidente da Ciência Viva.

Os retratos captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo são acompanhados de algumas palavras, através das quais as cientistas  explicam o que fazem, o porquê e em alguns casos a motivação que as levou até esse caminho e as cativa diariamente.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes