Cientistas portuguesas a investigar em instituições de Oeiras foram eleitas membros da EMBO – Organização Europeia de Biologia Molecular
Inês Cardoso Pereira, vice-diretora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), e a investigadora principal do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), e alumna do ITQB NOVA, Karina Xavier fazem parte dos membros eleitos da EMBO – excellence in life sciences.
Inês Cardoso Pereira lidera o laboratório de Metabolismo Energético Bacteriano, com um grande foco no estudo de microorganismos ambientais importantes para o ciclo do enxofre e membros da microbiota intestinal. “A eleição para membro da EMBO é para mim uma grande honra. Esta organização reúne investigadores de topo na área das ciências da vida, e é para mim um enorme orgulho juntar-me a tantos cientistas por quem tenho a maior admiração.”, diz Inês Cardoso Pereira. A Karina Xavier, bioquímica reconhecida pelo estudo em quórum sensing na microbiota é investigadora principal do grupo de Sinalização Bacteriana, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Para Karina Xavier “é uma enorme honra ser nomeada para fazer parte desta organização que incluí tantos cientistas de referência em áreas tão relevantes da Biologia como a Biologia Molecular, Genética, Ecologia e Evolução. Representa também uma grande oportunidade, pois vai permitir aumentar a rede de colaboração com cientistas de todo o mundo.”
As duas investigadoras de instituições de investigação científica feita em Oeiras são as únicas cientistas em Portugal a integrar a lista de novos membros da EMBO – Organização Europeia de Biologia Molecular em 2021.