Decorreu, no passado fim de semana, 27 e 28 de maio, no Algarve, a II etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023 e a II edição do Ria Formosa Challenge. O Clube do Mar Costa do Sol – CMCS foi segundo classificado na etapa do Nacional de Mar, mantendo a liderança da classificação geral, e venceu a prova da Ria Formosa. No total conquistou 10 medalhas, 5 na etapa do campeonato nacional de mar e 5 no Ria Formosa Challenge.
No passado fim de semana, 27 e 28 de maio, a Canoagem de Mar esteve concentrada no Algarve, em Lagoa (27 – II Etapa do Campeonato Nacional de Mar) e Olhão (28 – Ria Formosa International Challenge). O Clube Oeirense marcou presença nas duas provas, alcançando dois pódios por equipas.
Após o primeiro lugar alcançado na primeira etapa do CN Mar 2023, na Terceira (Açores), o CMCS terminou a etapa de Lagoa em segundo lugar, garantindo a continuidade no primeiro lugar da classificação geral do campeonato.
Para esse resultado coletivo, o Clube do Mar contou com a participação de 21 atletas e de 5 medalhas, 1 de ouro e 4 de prata. Sara Sotero (SS1 Sénior Feminina) terminou a sua regata na primeira posição, tendo os atletas João Santos (SS1 Sénior), João Alves da Silva (SS1 Júnior), Afonso Gaspar/André Sancho (SS2 Júnior) e a OC6 constituída por Danielle Pires/Rebecca Coutinho/Luana Padilha e Silva/Bruno Raposo de Almeida/Fernando Rodrigues/Anderson Silva alcançado o segundo lugar do pódio das suas categorias.
Os restantes atletas do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS obtiveram os seguintes resultados: Francisco Dias (SS1 Sénior) – 4º; Henrique Marcelino (SS1 Sénior) – 13º; João Roboredo (SS1 Sénior) – 30º; Gonçalo Canhoto (SS1 Sénior) – 39º; Bruno Pires (SS1 Júnior) – 10º; Pedro Brito (SS1 Júnior) – 21º; Sara Faria (SS1 Sénior Feminino) – 5º; Margarida Gaspar (SS1 Júnior Feminino) – 7º; Tomé Hamard/André Lopo (SS2 Sénior) – 4º.
Na II edição do Ria Formosa Internacional Challenge, o Clube Oeirense foi primeiro classificado, com cinco das seis embarcações em competição a conquistarem medalhas e lugares no pódio. Henrique Marcelino (SS1 Master B), a dupla Tomé Hamard/João Alves da Silva (SS2 Sénior) e a OC6 constituída por Camilla Pinto/Danielle Pires/Tatiana Pires/Bruno Raposo de Almeida/Anderson Silva/Pedro Pires da Silva conquistaram o ouro na competição, fruto das vitórias nas suas regatas, enquanto Francisco Dias (SS1 Sénior) e a dupla André Sancho/Afonso Gaspar (SS2 Júnior) conquistaram a prata. O atleta Pedro Silva (SS1 Júnior) terminou a prova no 6º lugar.