Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob a alçada da ECA (European Canoe Association), atletas de toda a Europa marcaram presença em águas portuguesas para disputar esta competição internacional. O CMCS teve dois atletas a competir pela seleção nacional, aos quais se juntaram 13 outros atletas pela inscrição livre. Sara Sotero e a dupla Margarida Gaspar/Afonso Gaspar foram os grandes destaques do Clube, com a conquista da medalha de prata nas suas regatas.
A par da Etapa II do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar e da Etapa II do Campeonato Nacional de Esperanças de Mar, a Ilha açoreana da Terceira recebeu igualmente no último sábado, 13 de abril, o Campeonato Europeu da modalidade. As águas de Angra do Heroísmo decidiram desafiar os amantes da modalidade, atrasando o início da prova, mas ninguém baixou os braços e a festa da Canoagem de Mar realizou-se apenas algumas horas depois do inicialmente previsto.
Sara Sotero (SS1 Sénior Feminino) e Francisco Dias (SS1 Sub23 Masculino) competiram com as cores nacionais, ao alcançarem na etapa anterior do Nacional de Mar a convocatória para representarem a Seleção Nacional Portuguesa.
Sara Sotero arrasou na sua regata, ao terminar num espetacular segundo lugar, alcançando a prata. Francisco Dias foi 7° da sua regata, constituindo igualmente uma grande fonte de orgulho para toda a sua equipa, para todos os seus companheiros e treinadores, e para toda a nação portuguesa.
O Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, através da inscrição livre, participou da competição com mais 13 atletas, que alcançaram os seguintes resultados:
Margarida Gaspar/Afonso Gaspar (SS2 Júnior Misto) – 2° (prata)
SS1 Sub23 Masculino:
João Alves da Silva – 6°
Tomé Hamard – 18°
SS1 Sénior Masculino:
João Santos – 11°
SS1 Master 45-49 Masculino:
Henrique Marcelino – 5°
SS1 Júnior Masculino:
André Sancho – 8°
A OC6 constituída por Anderson Silva/Bruno Raposo de Almeida/Danielle Pires/Fabiana Perrone/Luana Padilha e Silva/Rafael Carneiro foi a única a competir na sua categoria, tendo assim conquistado o primeiro lugar e a devida medalha de ouro.