As subidas nos preços dos combustíveis eram já esperadas pelos portugueses, contudo, esta semana, a subida superou o que estava inicialmente previsto.
Inicialmente, fontes do mercado previam uma subida de 6,5 cêntimos no gasóleo e cinco cêntimos na gasolina, contudo, o gasóleo simples, o combustível mais utilizado em Portugal, aumentou 9,8 cêntimos e a gasolina 6,1 cêntimos.
Segundo relembra o ECO, na semana anterior, os combustíveis já tinham subido 10,4 cêntimos, no caso do diesel, e 12,4 cêntimos no da gasolina.
De acordo com os valores médios praticados nas bombas, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras, o litro de gasóleo esta semana custa 1,954 euros e o litro de gasolina simples 95 custa esta semana, em média, 1,888 euros.
Este cenário de agravamento dos preços surge num contexto de redução dos apoios do Estado ao nível do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar.