O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no Palácio Marquês de Pombal.
Com direção artística e comentários do Maestro Nikolay Lalov, o concerto apresenta melodias do famoso compositor checo Dvorak, e conta com a participação dos solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Entrada gratuita, com entrega de senhas, mediante lugares disponíveis, a partir das 10h, na Loja do Palácio. Aconselhado para maiores de 6 anos. Interdito a menores de 3 anos.
Antonín Leopold Dvořák
Nelahozeves, 8 de setembro de 1841 / Praga, 1 de maio de 1904
Antonin Dvorák, membro da chamada escola nacionalista do período romântico, consagrou se como um dos principais nomes da música clássica do século 19, e a figura mais representativa da composição checa. Filho de uma modesta e numerosa família boémia, o mais velho de oito irmãos, desde criança demonstrou interesse pela música – seu pai, dono de um talho e de uma pensão, tocava órgão e piano numa banda. Aos 11 anos, Dvorák foi enviado para uma escola da região para aprender alemão. Foi aí que entrou em contacto com a viola e logo desenvolveu grande intimidade com o instrumento. No entanto, devido à má situação económica da família, quando tinha 15 anos teve de interromper os estudos para ajudar o pai nos negócios.
Mesmo assim, continuou a nutrir a paixão pela música. Fazia apresentações aos hóspedes da pensão, começou a tocar em igrejas e em bandas de vilas vizinhas. Chegou a aprender o ofício de talhante, mas, embora o pai quisesse que ele herdasse os estabelecimentos, não pôde deixar que o talento do filho fosse desperdiçado
Leia aqui a sinopse do concerto.