Foi concluída no início de dezembro a obra de prolongamento do coletor da Ribeira da Junça, para prevenção de inundações no Dafundo.
Os trabalhos visaram uma intervenção profunda que passou por reposicionar a saída do troço canalizado da ribeira, na foz, prolongando a saída do coletor existente até a um ponto do rio Tejo onde a posição não seja afetada pelo assoreamento que atualmente se verifica.
O prolongamento do coletor foi feito numa extensão de 40 metros, com a instalação de box-culverts (elementos em betão pré-fabricado).
A foz da Ribeira da Junça, canalizada e com saída no limite do aterro situado junto ao enraizamento do molhe das instalações do VTS do Porto de Lisboa, no Dafundo, apresentava-se, desde há vários anos, frequentemente assoreada pelas areias da praia de Algés, obrigando a anos de investimento em operações paliativas regulares de desobstrução.
A empreitada foi adjudicada por meio de concurso público à Hydrostone – Engenharia, Lda., pelo montante de 717 719, 04€ (acrescido de IVA).