17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 1 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura 'Cortina Rasgada' é o próximo filme nas MasterClasses de Cinema ‘Redescobrir Alfred...

‘Cortina Rasgada’ é o próximo filme nas MasterClasses de Cinema ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.

Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.

Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.

Como escreveu Lauro António, “Afirmar Alfred Hitchcock como “o mestre do suspense” é dizer muito pouco. Ele foi-o incontestavelmente, mas ao analisar globalmente a sua obra não se deve ficar com a ideia de que Hitch era um mero realizador de divertimentos macabros que empolgaram as plateias de todo o mundo. Alfred Hitchcock foi um dos grandes autores da história do cinema, por muito que ele procurasse aligeirar a concepção e repetisse amiudadas vezes que “Não passa de um filme!”.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.

1 dezembro
‘Cortina Rasgada’
‘Torn Curtain’ 
(1966) 128 minutos
Com Paul Newman, Julie Andrews, Lila Kedrova
Um cientista americano entra na antiga República Democrática Alemã como dissidente a fim de se apoderar de uma fórmula secreta desenvolvida pelos comunistas.

8 dezembro
‘Topázio’
‘Topaz’
(1969) 125 minutos
Com Frederick Stafford, Dany Robin, John Vernon
Em 1962, no auge da Guerra Fria, um espião francês infiltra-se em Cuba, a pedido do serviço secreto dos EUA, a fim de investigar a atuação dos russos naquele país. E acaba por desmascarar um agente duplo dentre altos membros do governo francês.

15 dezembro
‘Frenzy – Perigo na Noite’
‘Frenzy’
(1972) 116 minutos
Com Jon Finch, Barry Foster, Barbara Leigh-Hunt
Londres é aterrorizada por um assassino em série que viola as suas vítimas e as mata estrangulando-as com uma gravata. Sabendo que pode ser preso a qualquer momento, o assassino resolve incriminar um amigo, Richard Blaney, que fará de tudo para provar sua inocência.

22 dezembro
‘Intriga em Família’
‘Family Plot’
(1979) 120 minutos
Com Karen Black, Bruce Dern, Barbara Harris
A profissional e falsa médium, Blanche, apercebe-se que uma cliente milionária oferece uma enorme recompensa a quem encontrar seu sobrinho desaparecido e herdeiro, Edward. Blanche, com ajuda do amante, um motorista de táxi, descobre o túmulo de Edward, que é falso, pois Edward forjou a sua própria morte.

AUDITÓRIO MUNICIPAL JOSÉ DE CASTRO
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565
- PUB -

Os mais lidos

Auditório Municipal Ruy de Carvalho recebe “O Quebra-Nozes”

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, equipamento gerido pela Oeiras Viva E.M., recebe nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro "O Quebra-Nozes",...

Últimos dias para poder visitar a Exposição ‘João Abel Manta livre’ no Palácio Anjos

‘João Abel Manta livre’ é o nome da exposição que vai estar patente ao público no Palácio Anjos, em Algés, de 6 de abril...

Oeiras Viva E.M. distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

A Oeiras Viva E.M. foi distinguida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), pelas suas boas práticas na promoção de...

Ainda pode visitar a Exposição ‘Censura – A Defesa do Respeitinho’ no Palácio do Egipto ate final de dezembro

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, o Arquivo Ephemera, em colaboração com o Município de Oeiras, inaugurou a Exposição...

Comentários Recentes