Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) anunciaram que está aberto o autoagendamento exclusivo para a administração da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para crianças entre os 5 e os 11 anos.
O processo de vacinação pediátrica vai decorrer no próximo dia 19 de fevereiro, durante a manhã, “no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”.
Vai ainda decorrer a administração das segundas doses às crianças elegíveis para tal, a quem não tenha sido possível administrar a vacina nos dias 5 e 6 de fevereiro. Nestes casos, o agendamento é feito de forma central, por mensagem de texto.
Em janeiro, um parecer de unidade da DGS assegura que a vacinação pediátrica contra a Covid-19 é segura e eficaz. A vacinação é suportada por evidência científica robusta, como medida para diminuir a potencial gravidade do impacto da Covid-19 nas crianças e adolescentes.
As miocardites, um dos efeitos secundários mais graves, são 60 vezes menos frequentes em crianças vacinadas e, após a vacinação, são também muito raras e geralmente ligeiras, com rápida recuperação. Atinge particularmente os rapazes na adolescência e jovens adultos.
Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 80.147 crianças, entre os 5 e os 11 anos, têm a vacinação primária completa e 327.905 já receberam a primeira dose.