Mais de 12.600 pessoas com mais de 80 anos residentes em lares já foram vacinadas
com o segundo reforço da vacina contra a covid-19. A informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, manifestando confiança na forma como o processo evoluirá.
“Estão mais de 12.600 pessoas vacinadas nas estruturas residenciais para idosos. Vamos com certeza acelerar este processo. Estamos a vacinar pessoas com mais de 80 anos que estão a ser chamadas aos centros de vacinação”, disse.
Segundo o secretário de Estado, haverá uma aceleração do processo a fim de que haja “um verão mais tranquilo, sem pressão”, admitindo a possibilidade de se vacinar profissionais de saúde, mas “só depois do verão”.
Da reunião na quarta-feira com os peritos, Lacerda Sales revelou que saiu a vontade de “reforçar e sensibilizar a população para um nível de responsabilização individual que as populações e as pessoas devem ter sobre as medidas que têm a ver com infeção”.
Lacerda Sales reiterou que a doença tem um “nível intermédio de sintomatologia que não é, sequer, comparável com o passado inverno, de janeiro e fevereiro onde, de facto, a gravidade e a necessidade de recorrer a cuidados intensivos era grande”.
Sobre a procura intensa da Linha Saúde 24, o secretário de Estado disse que desde terça-feira que tem um algoritmo muito simplificado e que “as chamadas em espera, ontem [quarta-feira], foram reduzidas para cerca de 200, quando em níveis anteriores eram cerca de 1.000”.