Ao longo de último milénio antes do aparecimento do Cristianismo vai sendo construída uma nova forma de entender o Ser Humano, dando-lhe uma crescente capacidade de interagir com o mundo e com o divino. A primeira “globalização” que se dá com o helenismo, pondo em contacto as civilizações egípcia, hebraica, persa, babilónia e grega, possibilita o nascimento de novas interrogações e de novos anseios. Nasce a fundamental questão que se prende com o além e a vida após a morte.
As novas sociedades que surgem procuram a Sabedoria, o acesso ao divino. Os rituais iniciáticos são o espelho dessa procura, plasmada nas tradições espirituais que nascem um pouco por toda esta geografia, juntando a busca da Sabedoria à demanda pela Salvação.
De simples servo dos deuses, o Homem passa a ter o direito à vida eterna, a uma recompensa pela sua condição na vida terrena, o acesso a um Conhecimento que se tem como divino.
Neste curso será abordado este longo percurso em que se vai construindo a dimensão existencial, filosófica e espiritual que molda as sociedades do mediterrâneo, concebendo cada vez mais uma humanidade capaz de obter a salvação e de atingir o conhecimento de Deus.
21 nov, sáb, 11h: O Humano e a natureza do conhecimento: deuses, profetas e ungidos, por Paulo Mendes Pinto
28 nov, sáb, 11h: A Gnose, a Sabedoria e a Salvação por Rui Lomelino de Freitas
Informações
Telefone: 21 440 83 29
E-mail: maria.rijo@cm-oeiras.pt