8.7 C
Oeiras Municipality
Dom 22 Dezembro 2024
Inicio Saúde Decréscimo da função pulmonar relacionada com aumento de peso

Decréscimo da função pulmonar relacionada com aumento de peso

A função pulmonar das pessoas diminui de forma natural com o avançar da idade, sendo que este decréscimo é mais pronunciado em casos em que se dá um aumento de peso, seja moderado ou excessivo, segundo um estudo publicado na revista Thorax.

Esta pesquisa foi liderada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), centro promovido pela Fundação ”la Caixa”, que analisou o efeito que as variações de peso das pessoas têm para a saúde respiratória, ao longo de vinte anos, num total de 3.700 participantes. Essas pessoas foram inseridas no estudo quando tinham entre 21 e 44 anos e, durante o período de 1991-2014, foi-lhes medido o peso em repetidas ocasiões, assim como a função pulmonar mediante provas de espirometria.

“Se por um lado existem investigações prévias que vinculam o aumento de peso ao decréscimo da função pulmonar, este é o primeiro estudo que analisa um período de tempo tão longo e uma amostra de população tão variada”, afirma Judith Garcia Aymerich, líder do estudo e chefe do programa de Doenças Não Transmissíveis e Meio Ambiente do ISGblobal.

De acordo com os resultados, tanto as pessoas com um índice de massa corporal dentro dos níveis recomendados como as que têm excesso de peso ou obesidade sofrem uma aceleração da perda de função pulmonar ao ganhar peso, contudo, o contrário foi observado em pessoas que tinham excesso de peso e que foram perdendo peso com os anos.

Por outro lado, as pessoas que mantêm um peso baixo durante toda a fase adulta mostram uma perda da saúde respiratória muito menos pronunciada.

Manter uma boa função pulmonar durante a vida adulta é crucial para prevenir doenças respiratórias crónicas, que atualmente representam um grave problema de saúde pública a nível global. “Dados os níveis epidémicos de excesso de peso e obesidade que estamos a alcançar, é fundamental compreender os efeitos que as mudanças de peso têm sobre a função pulmonar, um importante indicador de morbidade e mortalidade da população”, afirma Garcia Aymerich, citada pela SAPO.

“A boa notícia”, acrescenta a investigadora, “é que os efeitos negativos do excesso de peso e da obesidade na saúde pulmonar podem reverter-se, bastando perder peso. Por isso, as políticas de saúde pública que promovem estilos de vida saudáveis podem ser uma chave para alcançar uma sociedade com uma boa saúde pulmonar”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes