A partir desta segunda-feira, a reabertura dos ATL já é possível, e na sua orientação, a DGS salienta que todos os ATL (que recebem crianças para atividades de estudo e lazer a partir dos seis anos) têm de estar devidamente preparados para abordar possíveis casos suspeitos de covid-19, tendo uma área de isolamento, definição de circuitos, ou atualização de contactos de emergência das crianças, condições de higienização e desinfeção, e equipamentos como máscaras para todo o pessoal, e deve ser feita uma limpeza geral e desinfeção das instalações antes da abertura, avança o SAPO.
Na mesma recomendação, a DGS clarifica que as crianças e jovens devem ser organizados em grupos, que se devem manter sempre iguais e de preferência cada grupo numa zona específica, e os acessos à biblioteca ou à sala de informática devem ser condicionados, com desinfeção após cada utilização.
Sempre que possível as portas e janelas devem estar abertas e nas salas deve ser mantido o distanciamento. As mesas devem ser dispostas “o mais possível junto das paredes e janelas” e “devem estar dispostas com a mesma orientação”, evitando que implique as crianças e jovens estejam virados de frente uns para os outros.
A DGS recomenda que se evite o cruzamento das crianças entre salas e que as crianças não partilhem objetos (ou que estes sejam desinfetados após cada utilização) e devem levar os seus próprios brinquedos de casa, adianta o SAPO.
Para as atividades de exterior, como passeios ou excursões, as medidas são idênticas às gerais, de distanciamento físico e higiene, sendo que dentro dos ATL todos os profissionais e todas as crianças com mais de 10 anos devem usar máscara.
Dentro dos ATL a DGS recomenda desinfeção de zonas de toque frequente, como maçanetas das portas, e sugere que seja feito um plano de higienização para conhecimento de todos os profissionais envolvidos.
E nos refeitórios, além das medidas de higiene e desinfeção, recomenda que se evitem grandes concentrações de pessoas, ou mesmo que se removam motivos decorativos das mesas. Caso o ATL tenha um serviço de transportes as medidas aplicadas são as mesmas para os transportes coletivos de passageiros.