No dia 7 de novembro, realizou-se a primeira Aula de Democracia, na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, como parte do projeto ‘Dia da Democracia’, que já vai na sua 2ª edição. Este evento inaugural contou com a presença do jornalista João Miguel Tavares, que se juntou aos alunos para uma discussão sobre a importância dos valores democráticos e a cidadania ativa. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves, também marcou presença nesta iniciativa e participou de algumas atividades.
Para além da Aula de Democracia, as sessões contam com debates com forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Oeiras e jogos como o Quiz sobre Política, com prémios que incluem viagens ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O projeto ‘Dia da Democracia’ tem como objetivo incentivar a participação cívica dos jovens, promovendo um envolvimento mais consciente e ativo na sociedade.
O programa de atividades prevê a realização de mais seis Aulas de Democracia até janeiro de 2025, cada uma dedicada a debater questões centrais da democracia e do papel de cada cidadão no fortalecimento das instituições democráticas.
Estas sessões ocorrerão em várias escolas do concelho e contarão com a presença de destacadas figuras da esfera política e social. Entre os convidados já confirmados estão Paulo Portas, Ana Catarina Mendes, Nuno Crato, David Justino e Maria de Belém, que partilharão as suas experiências e perspetivas sobre temas variados.