O Município de Oeiras assinala esta quinta-feira, dia 15 de junho, simbolicamente, o Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, iluminando o edifício dos Paços do Concelho a cor violeta. Trata-se de um dia instituído em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa, com o objetivo de fomentar a reflexão sobre uma questão social sensível, considerando não só as consequências para a vítima, rede de apoio e sociedade, como as evidências da crescente incidência do fenómeno caraterizando-o como um relevante problema de saúde pública e social.
Esta é uma matéria que faz parte da agenda dos agentes sociais, mas sobretudo do Município de Oeiras, enquanto principal motor de implementação de políticas públicas locais eficazes e que contribuam para fortalecer os sistemas de proteção dos mais velhos, através da promoção da igualdade e da justiça social e da capacitação dos idosos para reivindicarem os seus direitos.
Com efeito, numa sociedade cada vez mais envelhecida, as pessoas idosas são, muitas vezes, esquecidas e sujeitas a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.
Todos os anos se registam vários casos de abuso contra as pessoas idosas e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Em 2021, o Gabinete de Apoio à Vítima de Oeiras registou cerca de 69 vítimas de crime com 65 e mais anos, representando 16,9% do total de vítimas de crime registado nesse ano.
Se foi vítima de crime ou conhece alguém que o foi, a APAV – Gabinete de Apoio à Vítima de Oeiras pode ajudá-lo (contacto: 21 454 0257)