Já está disponível em todo o país o primeiro e único autoteste português, a receber a aprovação da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) para a distribuição e comercialização de testes rápidos nasais contra a Covid-19.
Produzido pela Pantest e distribuído pela Biojam, este teste rápido nasal de antigénio pode ser adquirido nas farmácias portuguesas. Cada embalagem apresenta um QR Code que remete o consumidor para um vídeo explicativo e com instruções para que o teste seja facilmente utilizado por qualquer pessoa.
As empresas disponibilizam ainda um serviço de apoio prestado via WhatsApp, através do qual é possível colocar dúvidas, pedir apoio adicional e enviar fotos dos testes.
“Além da qualidade do próprio teste, uma das nossas preocupações é assegurar que o consumidor terá acesso a toda a informação, de modo a que o processo de autodiagnóstico seja realizado da forma mais correta e segura”, explica Catarina Almeida, diretora da Pantest, citada pelo Jornal Económico.
Para além de Portugal, a empresa conseguiram penetrar nos mercados alemão e italiano, para onde exportaram entre 20 mil a 100 mil autotestes nas últimas semanas.
Os testes rápidos da Pantest estão disponíveis não só em caixas de 25 unidades, como também em kits individuais, vendidos em embalagens hermeticamente seladas e apresentam níveis elevados de fiabilidade, com “valores na ordem dos 95,7% de sensibilidade e 99,1% de especificidade”.