‘Da Palavra à Imagem’ é o tema das MasterClasses Cinema de 2024, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem às terças-feiras pelas 15h30.
A literatura tem servido de base ao cinema desde muito cedo. Logo nos seus primórdios, em 1899, George Mélies, adaptou para o ecrã uma versão do conto dos Irmãos Grimm “Cinderela” e a peça “King John” de William Shakespeare, sendo que ainda antes deste Meliés há o registo da adaptação cinematográfica de “Trilby and Little Billee” em 1896, um filme de 45 segundos realizado por George L. Du Maurier, adaptado da sua própria novela e que se tem como a primeira adaptação cinematográfica a partir de um objecto literário.
Desde então muitos foram os autores adaptados ao cinema, sendo que nomes como William Shakespeare, Ian McEwan, Nicholas Sparks, J.K. Rowling, Ian Fleming, John Grisham, Stephen King, Agatha Christie, Arthur Conan Doyle, Philip Roth, John le Carré estão entre os mais adaptados.
E alguns dos filmes mais marcantes das últimas décadas e dos maiores sucessos de bilheteira como ‘It’, ‘The Godfather’, ‘The Silence of the Lambs’, ‘The Lord of the Rings’, ‘The Shawshank Redemption’, a série de ‘Harry Potter’, ‘The Wizard of OZ’, ‘Gone with the Wind’, ‘The Shining’, ‘One Flew Over the Cuckoo’s Nest’, ‘The Devil Wears Prada’, ‘Schindler’s List’, ‘The Hunger Games’, ‘The Chronicles of Narnia’, ‘Forrest Gump’, ‘Jurassic Park’, ‘The French Connection’, ‘Solaris’, ‘Raging Bull’, ‘Breakfast at Tiffany’s’, ‘The Talented Mr. Ripley’, ‘Ben-Hur’, ‘L.A. Confidential’, ‘The Remains of the Day’, ‘Doctor Zhivago’, ‘No Country for Old Men’, ‘Fight Club’, ‘The Exorcist’ nasceram todos de livros. Assim como algumas das mais brilhantes personagens da cinematografia mundial como Sherlock Holmes.
Também o cinema português desde muito cedo foi beber à literatura logo com uma primeira adaptação de ‘Os Fidalgos da Casa Mourisca’ de Júlio Dinis feita por George Pallu em 1920. Desde então muitos foram os autores adaptados: Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Júlio Dantas, Leão Penedo, Vicente Sanches, Vergílio Ferreira, José Cardoso Pires, Mário Zambujal, Lídia Jorge, entre muitos outros.
A masterclass ‘Da Palavra à Imagem’ pretende percorrer diversos géneros cinematográficos e literários, diferentes décadas, diferentes correntes e mostrar assim como tem vindo a ser a ligação entre o cinema e a literatura ao longo dos anos.
Frederico Corado (realizador e encenador)
Conheça aqui a programação de março
🔹 5 março
‘O PADRINHO’ (The Godfather); Crime/Drama, 1972, EUA; de Francis Ford Coppola; com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan; 175 min.; M/16 anos
Baseado na obra literária “The Godfather”, de Mario Punzo
Baseado na obra literária “Proved Innocent: The Story of Gerry Conlon of the Guildford Four”, de Gerry Conlon
Em 1974, um atentado à bomba do IRA mata cinco pessoas num pub de Guilford, próximo de Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são acusados pelo crime, presos e condenados. Giuseppe Conlon, pai de Gerry, tenta ajudar o filho e também é condenado, mas pede ajuda à advogada Gareth Peirce, que passa a investigar as irregularidades do caso.
🔹 12 março
‘ANTES QUE ANOITEÇA’ (Before Night Falls); Drama, 2000, EUA; de Julian Schnabel; com Javier Bardem, Vito Maria Schnabel, Diego Luna, Lia Chapman, Sean Penn; 130 min.; M/16 anos
Baseado na obra literária “Before Night Falls”, de Reinaldo Arenas
O escritor cubano Reinaldo Arenas, apesar de a princípio simpatizar com a revolução de Castro, acaba perseguido e preso, pela sua visão do rumo que o país está a tomar bem como pela sua homossexualidade.
🔹 19 março
‘JULES E JIM’ (Jules et Jim); Drama, 1962, FRA; de François Truffaut; com Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre; 105 min.; M/17 anos
Baseado na obra literária “Jules et Jim”, de Henri-Pierre Roché
Dois artistas, um austríaco e um francês, apaixonam-se pela mesma mulher. Esse amor estende-se no tempo por mais de 20 anos. Mas, quando a Primeira Guerra Mundial desponta, o triângulo amoroso acaba por se desfazer.
🔹 26 março
‘DÍVIDA DE SANGUE’ (Blood Work); Thriller/Drama, 2002, EUA; de Clint Eastwood; com Clint Eastwood, Jeff Daniels, Anjelica Huston; 110 min.; M/12 anos
Baseado na obra literária “Blood Work”, de Michael Connelly
Terry McCaleb é um respeitado agente do FBI que se reforma após sofrer um ataque cardíaco ao perseguir um assassino que lhe deixou uma mensagem no local de um crime. Após dois anos, uma mulher quer contratá-lo para encontrar o assassíno da sua irmã. Quando descobre que o coração em si transplantado é o da mulher assassinada, o ex-agente regressa para fazer o seu último trabalho.
Avenida das Descobertas, 59 – Galerias Alto da Barra, Oeiras
Terças-feiras, 15h30
Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h00. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565