Doze distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso laranja, devido à previsão de chuva forte e persistente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, tratam-se dos distritos do Porto, Braga, Vila Real e de Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Santarém.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e, no caso de chuva, “precipitação forte e persistente, que pode ser acompanhada por trovoada”.
Bragança, Évora, Guarda, Faro, Beja e Portalegre estarão sob aviso amarelo, significando uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica e, no caso de chuva, “precipitação, por vezes forte e persistente”.
A Proteção Civil elevou o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos face às previsões de chuva intensa e alertou para a possibilidade de inundações em meio urbano, estando em causa os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal e Lisboa, disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, durante uma conferência de imprensa.
Na sede nacional da ANEPC em Carnaxide, no concelho de Oeiras, André Fernandes explicou que as previsões meteorológicas apontam para “períodos de chuva por vezes forte e persistente” até à madrugada desta terça-feira.
O comandante nacional da ANEPC referiu também que a Agência Portuguesa do Ambiente emitiu avisos para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Sorraia.
Perante as previsões, a Proteção Civil admite que possam ocorrer inundações em meio urbano, cheias, derrocadas e deslizamentos de terra. As zonas mais suscetíveis são o Litoral Norte, a região Centro e a Área Metropolitana de Lisboa.