A Agência Europeia GNSS (GSA) e a SuperHalfs anunciam que a Galileo – o sistema global de navegação por satélite da União Europeia – é o novo Presenting Partner do novo circuito de meias maratonas que junta Lisboa, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência.
O Galileo é o sistema independente, civil e gratuito, da Europa que todos os dias presta serviços de localização a biliões de dispositivos, desde smartphones, carros, aviões, rastreadores de fitness e outros equipamentos.
A “constelação” Galileo é o resultado de uma cooperação e inovação sem precedentes entre os Estados-Membros europeus, as suas indústrias, PMEs e as comunidades de utilizadores. Uma parceria de cooperação e inovação semelhante à realizada pelas cidades europeias de Lisboa, Praga, Copenhaga, Cardiff e Valência com a criação da SuperHalfs.
A SuperHalfs vai receber milhares de corredores e terá milhões de espectadores através da transmissão televisiva das provas, com partida agendada para Lisboa, Copenhaga, Cardiff e Valência.
Carlos Moia, fundador das SuperHalfs e da EDP Meia Maratona de Lisboa comenta: “Um dos valores fundamentais da SuperHalfs é abrir novos horizontes aos corredores, tal como a Europa está a fazer, fornecendo serviços de cronometragem e posicionamento através do Galileo, o sistema civil de navegação global por satélite da Europa.”
O apetite pela SuperHalfs superou todas as expectativas, com três dos cinco eventos já esgotados e os outros dois muito próximos de esgotar, após um afluxo de participantes internacionais que perseguem o estatuto de SuperRunner.
Milhares de corredores de todo o mundo já criaram o seu Super Passaporte virtual e começaram a planear as suas viagens ainda antes da primeira corrida em Lisboa, no dia 22 de março. Muitos dos participantes irão utilizar dispositivos habilitados pelo Galileo enquanto planeiam a sua participação, usando aplicações de mapeamento ou registando os seus progressos no treino com através de equipamentos de fitness baseados em localização.
“O circuito SuperHalfs reúne pessoas que já entendem a importância de um posicionamento preciso na monitorização do seu desempenho desportivo, e a quem queremos passar a mensagem de que esta precisão está a ser fornecida pelo Galileo, o sistema global europeu de navegação por satélite, já disponível nos seus smartwatches, smartphones ou wearables. Estamos ansiosos para ver os corredores da SuperHalfs correrem e vencerem, com o Galileo.”, disse Pascal Claudel, Diretor Executivo interino da Agência Europeia GNSS.
Embora as inscrições para a EDP Meia Maratona de Lisboa EDP, a Sportisimo Meia Maratona de Praga e a Universidade de Cardiff Meia Maratona de Cardiff já estejam esgotadas, os corredores interessados ainda podem garantir um lugar através dos parceiros de caridade do circuito.