O ISQ é parceiro do “+ Emprego – em Parceria Público-Privada para os Jovens de Cabo Delgado”, um projeto cofinanciado pela União Europeia e coordenado pelo Instituto Camões, no valor total de 4 M€. Nos ultimos quatro anos, o + Emprego contribuiu para o crescimento das oportunidades económicas da população de Cabo Delgado, em particular da sua população jovem, o que se reflete em melhor acesso ao trabalho decente e do rendimento em atividades direta ou indiretamente relacionadas com a indústria do gás natural.
Paralelamente, esta iniciativa estimulou parcerias público-privadas com forte impacto no emprego, apoiou o setor público da educação e formação profissional e de emprego, as micro, pequenas e médias empresas, visando o aumento da respetiva competitividade e a melhoria da empregabilidade dos jovens qualificados.
Como parceiro, o ISQ, através da sua Academia, contribuiu para elevar os padrões de qualidade e qualificação do conteúdo local, alinhando-os com as exigências do mercado internacional.
O ISQ Academy desenhou e implementou cursos de formação, com enfoque na província de Cabo Delgado, dirigidos a mais de 150 jovens, a 100 PMEs (com apoio na certificação ISO9001) e a quadros de instituições publicas. Capacitou ainda formadores de Centros de Formação em áreas como empreendedorismo, gestão da qualidade e auditorias, gestão de resíduos, manutenção e soldadura, incluindo a certificação de Centros de Formação.
A atuação do ISQ no +Emprego envolveu parcerias com entidades locais (20) e apoio direto aos beneficiários finais. “Observamos, com entusiasmo, o empenho de todos que participaram, especialmente na criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde a interação e a troca de conhecimento entre pares se mostraram essenciais. O impacto foi claro: a colaboração impulsionou a qualidade dos resultados e o fortalecimento de redes de contato, um benefício que transcende as métricas quantitativas e enriquece os jovens empreendedores de forma duradoura”, afirma Sílvia Soares, Project Manager do ISQ Academy.
O curso “Auditores Internos da Qualidade”, por exemplo, permitiu aos jovens empreendedores o acesso ao Certificado ISQ, amplamente reconhecido e valorizado pelo mercado.
As exigências do mercado requerem que as empresas evidenciem os seus modelos de gestão e a qualificação das suas pessoas, pelo que é crítico a implementação e cumprimento dos standards internacionais de gestão qualidade.
O ISQ também deu apoio na implementação do sistema de qualificação na área da Soldadura no IFPELAC, Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo. Para além do desenvolvimento e implementação do modelo de governance, esta atividade incluiu a formação e certificação de quadros técnicos (formadores), para cumprimento dos requisitos internacionais. O IFPELAC será a única entidade no país a oferecer o acesso à qualificação internacional de soldador, reconhecida pela EWF (Federação Europeia de Soldadura) e IIW (Instituto Internacional de Soldadura).
O +Emprego lançou diversas sementes em várias frentes, o que terá certamente impacto nos jovens, nas empresas e na sociedade moçambicana
Link video resultados e Balanço Final + Emprego: https://www.youtube.com/watch?v=gzAh64SSuMI&t=212s