Os enfermeiros vão realizar uma greve que lugar nos dias 3 e 4 de novembro, abrangendo todos os serviços e turnos. Segundo o Jornal de Notícias, só na tarde desta sexta-feira será feito o anúncio oficial das datas e outros pormenores desta greve.
Os enfermeiros já tinham ameaçado com a intenção de realizar uma greve, no passado dia 12 de outubro (terça-feira) depois de os sindicatos não terem recebido qualquer resposta à carta enviada ao Ministério da Saúde, a 21 de setembro, na qual eram apresentadas as exigências da classe.
Pedro Costa, presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), explicou nessa altura à ‘TSF’ que o avançar com a greve significa que os enfermeiros querem dialogar com o Governo, o que até agora não tem acontecido e tem sido bastante criticado.
“Os sindicatos esperavam que a senhora ministra e o seu gabinete pudessem, de alguma forma, abrir as negociações tal como está plasmado por uma resolução da Assembleia da República, publicada em fevereiro”, o que não aconteceu, motivo pelo qual é levada a cabo a ação, adiantou.
As exigências dos enfermeiros passam por questões como a avaliação, a progressão na carreira, o pagamento de milhares de horas extraordinárias e o reconhecimento do risco e penosidade da profissão.