A época balnear vai arrancar oficialmente no dia 1 de junho em Oeiras. Desde o início do mês de maio que está a ser assegurada a vigilância em todas as praias do Município aos fins de semana e feriados.
As praias da Torre e de Santo Amaro foram reconhecidas com Bandeira Azul. As praias de Paço de Arcos e de Caxias, devido à tempestade Danielle, que em setembro de 2022 afetou a qualidade da água do mar, não obtiveram o galardão. No entanto, o Município de Oeiras tem vindo, desde essa data, a realizar análises de controlo de qualidade, assegurando que a mesma cumpre os níveis de excelência.
Todas as quatro praias oficias do concelho de Oeiras terão os necessários equipamentos de apoio à prática balnear, nomeadamente ecopontos de praia, papeleiras no Passeio Marítimo, chuveiros e lava-pés, passadiços de ligação, sanitários e painéis informativos.
Para além da ação concertada entre a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima e a Polícia Municipal nas quatro praias oficiais, o Município de Oeiras assegura a vigilância balnear através da contratação de nadadores-salvadores e respetivo plano integrado de salvamento.
Ao dispositivo de segurança aprovado pela Capitania do Porto de Lisboa, o Município de Oeiras acrescenta a disponibilização de meios complementares, como é o caso das torres de vigia e Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).
Nos areais, será assegurado um serviço de excelência através de limpeza mecânica diária em horário noturno, bem como a recolha dos resíduos depositados nos ecopontos, quatro vezes ao dia. Como complemento, o projeto Jovens em Movimento será igualmente presença garantida, de 1 de junho a 7 de setembro, prevendo-se a participação de cerca de 400 jovens nestas atividades de manutenção dos areais, acessos e ecopontos de praia.
Em 2023, voltará a ser possível recolher um eco cinzeiro na entrada da praia ou nas Bibliotecas, não sendo necessário a sua devolução.
Destaque ainda para a continuação do Programa Praia Acessível – Praia para todos, na Praia de Santo Amaro, uma parceria entre o Município de Oeiras e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Oeiras. Este projeto, que se realiza desde 2005, tem por objetivo promover a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada, em particular das pessoas com deficiência, facilitando o acesso destes cidadãos à fruição da praia e aos banhos de mar em segurança, através da utilização gratuita de cadeiras de praia anfíbias e de outros meios de apoio à mobilidade.
Por último, os banhistas vão poder, pelo segundo ano consecutivo, usufruir diariamente das quatro Bibliotecas de Praia nas praias oficiais até 7 de setembro, no horário compreendido entre as 9h00 às 19h00. Ali estarão disponíveis para consulta e empréstimo livros, jornais e revistas. Os utilizadores vão poder, igualmente, levantar as suas reservas numa das praias à sua escolha, bastando para isso definir o lugar de entrega no catálogo das Bibliotecas Municipais de Oeiras. Paralelamente, os leitores vão poder participar em oficinas, que estão a ser preparadas, ligando literatura, sustentabilidade, ambiente e ecologia.
A época balnear em Oeiras termina a 30 de setembro.