O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar na quinta-feira, 15 de julho, às 10:00, na Rotunda de Porto Salvo, a escultura “Alegoria ao Desporto”, da autoria de Moisés de Paulo, e que pretende evocar os valores do espírito olímpico.
No seguimento da política municipal de requalificação das rotundas do concelho, o Município tem vindo a adjudicar o trabalho de diversos escultores que, pela qualidade das suas propostas, merecem estar representados na proximidade de campos e/ou clubes desportivos, como é o caso das esculturas já instaladas na Cidade do Futebol, em Caxias, e junto ao Estádio Municipal de Oeiras.
Esta obra de Moisés de Paulo está localizada na rotunda nas imediações do Atlético Clube de Porto Salvo e do Complexo Desportivo.
A obra apresentada é constituída por um grupo de elementos escultóricos que descrevem uma narrativa alegórica e simbólica em torno da atividade desportiva.
A escultura é composta por um elemento vertical suportado por 4 arcos neogóticos, orientados perante os pontos cardeais e recordando o pórtico de catedrais, simbolizando os estádios de atividade desportiva, tantas vezes e comumente assim chamados de “Catedrais”.
Sobre cada arco descansa uma figura em Pedra, que representa um animal, aludindo às mascotes de uma possível federação, ou clube.
Do elemento central unificador dos 4 arcos, ergue-se uma estrutura metálica suportando a chama, como símbolo olímpico e energia vitalizadora da ação e valores desportivos que se pretende perpetuar.
Encontram-se 3 elementos circulares com desenho de espirais, representando a evolução do desporto ao longo do tempo, como elementos que descrevem uma sequência de crescimento através das suas diferentes dimensões e modalidades.
Durante a noite, o conjunto será iluminado por luz projetada do solo.