Na madrugada desta quinta para sexta-feira, é a última oportunidade para observar a última superlua de 2022. De acordo com o site “Life Savvy”, o fenómeno acontece em Portugal à 01:36 GMT de sexta-feira.
Esta é a quarta vez que há uma superlua este ano, e segundo a NASA, a superlua “acontece quando a órbita da lua está o mais próximo possível da Terra ao mesmo tempo em que a lua está cheia”, com este astro a parecer assim mais brilhante do que o normal.
Segundo a MultiNews, este ano, em Portugal já se observaram três superluas: a primeira aconteceu em maio, depois foi em junho e julho e agora em agosto será a última do ano.
Este fenómeno acontece um dia antes da chuva de estrelas das Perseidas, também conhecidas como Lágrimas de São Lourenço, uma das chuvas de estrelas mais esperadas do ano, na qual até 100 estrelas cadentes por hora podem ser vistas em locais distantes da poluição luminosa.
Este ano as Perseidas serão visíveis até 24 de agosto, embora a altura mais movimentada seja durante a madrugada desta sexta-feira 12 de agosto, para sábado, dia 13, segundo o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).