15.7 C
Oeiras Municipality
Ter 24 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura Exposição 'Mulheres. Entre Renoir e Amadeo', em Algés

Exposição ‘Mulheres. Entre Renoir e Amadeo’, em Algés

Renoir e Amadeo reabre as portas de 6 a 11 de abril, oferecendo uma última oportunidade ao público de poder visitá-la. Esta exposição, realizada pelo Município de Oeiras em colaboração com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales, a Fundação Fran Daurel e a Fundação Calouste Gulbenkian, é apresentada no Palácio Anjos – Centro de Arte Contemporânea, em Algés. A entrada, gratuita, tem um limite de 30 pessoas segundo as orientações da DGS.

O horário é de terça a domingo das 11H00 às 17H00, última entrada às 16H40. Sábado e Domingo poderá encerrar às 13H00, mediante as orientações do Governo. (Salvaguardamos que esta reabertura poderá ser condicionada pelas orientações apresentadas pelo Governo.)

A exposição é constituída por obras de arte criadas em torno dos turbulentos anos que precedem e acompanham a viragem do século XIX para o século XX e têm como protagonista especial, o rico e diversificado universo feminino.

A seleção de obras de Renoir, Sorolla, Casas, Rusiñol, Nonell, e de muitos outros (pertencentes à coleção da Fundação Fran Daurel), mas também Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Francisco Franco (estas pertencentes à Fundação Calouste Gulbenkian) e ainda Santa Rita Pintor (col. particular), procura aproximar o espectador da visão rica e heterogênea desse campo do feminino, que se tornou um dos mais tratados pelos artistas ao longo da modernidade.

Com curadoria de Helena Alonso, a mostra destaca o interesse de muitos colecionadores privados em mostrar os frutos do seu esforço dedicado a formar e preservar um acervo estruturado e coerente para o público, na convicção de que arte e cultura são veículos de transmissão irrecusáveis de conhecimento e crescimento de toda a sociedade.

Entre as esferas em que se articulou o discurso desta exposição está a do trabalho, uma vez que o naturalismo do final do século XIX faz com que as mulheres sejam frequentemente representadas nessa perspectiva, passando pela esfera privada doméstica, à intelectual, bem como o desejo de ser igual a seus pares na aprendizagem e na prática da pintura ao ar livre.

Soma-se a isso a sobrevivência dos nus, com o Nu sobre o divã amarelo de Sorolla como peça de destaque, além das diferentes formas de representar o retrato feminino durante as décadas anteriores e posteriores à virada do século por alguns dos melhores retratistas do momento, como Francisco Masriera, Sorolla ou Ramón Casas, junto com o desejo de Nonell de refletir a parte mais desfavorecida da sociedade.

A exposição reflete ainda uma clara vocação para o diálogo que nos permite compreender verdadeiramente a História da Arte, integrando obras de artistas portugueses pertencentes a este período intenso e fecundo, que evidencia a intensa relação que alguns dos mais destacados pintores portugueses estabeleceram com artistas espanhóis em Paris, numa procura conjunta de conhecer e incorporar a Modernidade nas suas diferentes linguagens plásticas.

quadro.jpg

MORADA:

Palácio Anjos – Centro de Arte Contemporânea
Alameda Hermano Patrone, 1495-064 Algés

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes