A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou, no dia 1 de março, o aviso de Abertura e do Guião de Avaliação para o Concurso de Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2024, tanto na Linha Geral, como em Ambiente não Académico. As candidaturas estarão disponíveis entre 18 de março e 18 de abril de 2024.
Nesta edição de 2024, o concurso aumenta o número de bolsas a atribuir na linha específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas, de 400 para 450, em comparação com o concurso de 2023. O número de bolsas previstas na linha geral mantém-se em 1050, igualando o número do ano anterior.
Esta será a terceira edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento com uma linha para Ambiente Não Académico, que inclui diversas entidades como empresas, laboratórios colaborativos, centros de tecnologia e inovação, entidades da administração pública e organizações não governamentais. O objetivo é fortalecer as ligações entre a academia e os diversos atores sociais e económicos através da investigação.
As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos ou elegíveis para se inscreverem num ciclo de estudos de doutoramento e que pretendam desenvolver atividades de investigação. O investimento global previsto para este concurso é de 124 milhões de euros.
Atualmente, estão em curso mais de 7.300 bolsas de doutoramento financiadas pela FCT, das quais cerca de 1.300 são desenvolvidas em ambiente não académico.
Mais informações em: https://www.fct.pt/fct-abre-1500-vagas-no-concurso-de-bolsas-de-doutoramento-2024/