No país da União Europeia com menor prática de atividade física, a FPF desenvolveu um programa de intervenção para crianças de 44 escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
No âmbito do plano estratégico para o futebol 2030, a FPF desenvolveu um programa de intervenção para crianças e já o testou em 44 escolas de 1.º ciclo do ensino básico do país durante os primeiros três meses de 2023.
O objetivo foi desenvolver competências motoras gerais e específicas com e sem manipulação da bola de forma a facilitar as aquisições futuras mais complexas exigidas na prática dos jogos pré-desportivos e jogos desportivos coletivos. O estudo abaixo apresenta os resultados deste projeto-piloto.
No país da União Europeia com menor prática de atividade física, destacam-se entre as conclusões do trabalho a melhoria da competência motora em todos os grupos intervencionados e a satisfação dos encarregados de educação com o projeto, aconselhando mesmo à continuidade e ao alargamento a todas as escolas portuguesas.
O estudo foi feito durante os primeiros três meses de 2023 e tinha como objetivo desenvolver competências motoras com e sem manipulação da bola de forma a facilitar as aquisições futuras mais complexas exigidas na prática dos jogos pré-desportivos e jogos desportivos coletivos.
No fim, houve melhorias na competência motora em todos os grupos que participaram, assim como a satisfação dos encarregados de educação com o projeto, que quererem ver um alargamento a todas as escolas portuguesas.