O FIC.A foi a primeira grande iniciativa realizada no espaço Hub-ACT, futuro hub de arte, ciência & tecnologia e centro de incubação de indústrias criativas, situado no Bairro dos Navegadores, em Porto Salvo. Para o Município de Oeiras, foi uma boa oportunidade de levar a Ciência para o seio da comunidade, criando condições para um maior envolvimento entre as instituições de ciência, educação e cultura com a comunidade.
Desta vontade, resultou a programação levado a cabo no passado sábado, dedicado a quem viu de perto o Hub-ACT ganhar forma. De manhã, aconteceu um encontro entre os Clubes de Ciência das escolas de Oeiras e os Grupos de Jovens do Bairro dos Navegadores, no Centro de Convívio local. Neste encontro foi dado a conhecer o Programa Ciência + Cidadã, que resulta de uma parceria entre o ITQB NOVA, o IGC e a Câmara Municipal de Oeiras. Foram ainda realizadas atividades sobre a diversidade de sementes e a vida na Terra.
Ao início da tarde, os moradores do bairro dos Navegadores puderam assistir à peça de teatro Playback do grupo de teatro dISPAr e logo depois aconteceu o programa Ciência Divertida, dedicado aos mais novos e promovido pelo ITQB – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier. Para o final da tarde todos os visitantes – incluindo Isaltino Morais, Presidente da CMO, que esteve presente – puderam assistir à música das Voz di Tradison, grupo de Batucadeiras dos Navegadores.