‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de março
3 março
‘Chantagem’
‘Blackmail’
(1929) 85 minutos
com Anny Ondra, Sara Allgood e Charles Patton
Por volta de 1920, em Londres, uma mulher mata acidentalmente um pintor que tentava violá-la. Ela e o seu noivo, detetive da Scotland Yard encarregado das investigações, passam a ser chantageados por um homem que testemunhou o crime.
10 março
‘POBRE PETE!’
‘The Manxman’
(1929) 110 minutos
com Carl Brisson, Malcolm Keen e Anny Ondra
O pai de Kate Cregeen, dono da taberna local, é contra o relacionamento da filha com Pete Quilliam, por este ser pobre. Pete decide tentar fortuna na África do Sul, mas é erradamente dado como morto. O advogado Philip Christian Philip, um grande amigo de Pete, aproxima-se então de Kate e os dois apaixonam-se.
17 março
‘Ricos e Estranhos’
‘Rich and Strange’
(1931) 110 minutos
com Henry Kendall, Joan Barry e Betty Amann
Um jovem casal, que ganhou uma grande soma de dinheiro, resolve fazer uma viagem à volta do mundo. Porém não esperam que essa decisão possa estragar as suas vidas.
24 março
‘Jogo Fraudulento’
‘The Skin Game’
(1931) 85 minutos
com Edmund Gwenn, Jill Esmond e C.V. France
Duas famílias, que nutrem um ódio profundo entre si, não perdem oportunidade para se digladiarem. No meio dessa luta encontra-se uma jovem casada, com um passado turbulento. Quando essa faceta é descoberta começa uma enorme luta de poderes, que apenas terá tréguas quando a jovem tenta o suicídio.
31 março
‘Número Dezassete’
‘Number Seventeen’
(1932) 66 minutos
com John Stuart, Anne Grey e Leon M. Lion
Um bando de criminosos esconde-se após um roubo de joias e é perseguido por um polícia que os tenta deter e evitar que escapem com a imensa fortuna.
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565