Prepare-se, pois o fim de semana vai ser de calor, com as previsões do IPMA a apontarem que, até domingo, 12 distritos de Portugal vão estar em alerta amarelo.
Beja; Braga; Bragança; Castelo Branco; Évora; Guarda; Portalegre; Setúbal; Vila Real e Viseu, em Portugal Continental, bem como nas ilhas, as regiões montanhosas, e na Costa Sul da Madeira vão estar sob alerta.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sábado será o dia mais quente, com temperaturas a chegar aos 40 em algumas regiões.
Esta sexta-feira, o IPMA prevê uma ”pequena subida de temperatura, em especial no Sul. Vento por vezes forte na faixa costeira ocidental, bem como céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior durante a tarde”. Faro pode chegar aos 31 graus, Évora aos 39 graus, Lisboa aos 31 graus, Santarém regista máximas de 35 graus, Viseu 32 graus, Castelo Branco 37 graus, Porto 26 graus e Vila real 34 graus.
Para sábado, segundo a Executive Digest, as previsões serão de céu estará «pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no interior Norte e Centro e Alto Alentejo durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada», «vento fraco a moderado» e uma «pequena subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral Norte e Centro». Esperam-se máximas de 32 graus em Faro, 40 graus em Évora, 36 graus em Lisboa, 39 graus em Santarém, 34 graus em Viseu, 40 graus em Castelo Branco, 30 graus no Porto e 36 graus em Vila Real.
O domingo será de céu «pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental». As regiões do Norte e Centro enfrentam «possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada». Previsão ainda de «vento fraco» e «possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da faixa costeira ocidental». Faro vai neste dia chegar aos 31 graus, Évora de 37 graus, em Lisboa de 34 graus, em Santarém de 33 graus, em castelo Branco de 37 graus, no Porto de 28 graus e em Vila Real de 35 graus.