A iniciativa decorreu em Bucareste e reuniu os treinadores das Federações Nacionais de Portugal, Malta e Roménia.
A Federação Portuguesa de Futebol participou, durante esta semana, numa formação do projeto Erasmus + GOALSCORE, em Bucareste, na sede da Federação Romena de Futebol.
A iniciativa foi dirigida a Treinadores Nacionais e tinha como objetivo detetar casos de violência de género entre atletas, para além de capacitar os treinadores representantes a formar outros técnicos nacionais, implementando atividades com as equipas.
O projeto GOALSCORE utiliza o futebol para combater a violência de género sobre jovens do sexo feminino entre os 18 e os 21 anos. Para além da FPF, o projeto conta com o contributo dos vários parceiros: Federação Maltesa de Futebol, Federação Romena de Futebol, Unimore, MWL, FILIA, APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Portugal) e EuroActiv.
Em representação da FPF, em Bucareste, esteve a Treinadora Nacional Susana Bravo que destacou, em discurso direto, a importância desta iniciativa:
“Os nossos treinadores vão conhecer o projeto, assim como, as ações/atividades e especializar-se a detetar sinais de violência de género entre jogadores e jogadoras e como criar um espaço seguro para eles. Através do futebol os jogadores e as jogadoras estão a aprender a identificar a violência de género.
Este projeto tem várias fases, sendo que a próxima é a partilha/formação dos treinadores em cada um dos países envolvidos (Portugal, Malta e Roménia), e aplicação em equipas de futebol feminino.
Esta sessão de trabalhos foi muito interessante, quer pelo conhecimento adquirido e preparação, quer pela partilha dos participantes, que incluiu treinadores das três Federações Nacionais.”