9.7 C
Oeiras Municipality
Dom 22 Dezembro 2024
Inicio Economia Fundação EDP investe mais de um milhão de euros para apoiar projetos...

Fundação EDP investe mais de um milhão de euros para apoiar projetos sociais inovadores

A Fundação EDP vai apoiar, através do Programa EDP Energia Solidária, projetos sociais que, ao promover a transição energética justa, tenham um impacto positivo junto de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade, trabalhadores da economia social, estudantes ou comunidades mais isoladas.  

A edição de 2024 do programa EDP Energia Solidária representa um investimento social de mais de dois milhões em Portugal, Espanha e Brasil. Deste total, mais de um milhão de euros será investido em Portugal, em ações de mobilização e de capacitação das entidades candidatas e no financiamento aos projetos vencedores.

O programa EDP Energia Solidária enquadra-se na estratégia de impacto social da EDP – Y.E.S. – You Empower Society que tem o seu principal foco na transição energética justa.

“Ao orientar o investimento social para a transição energética justa, a Fundação EDP está a reforçar o seu compromisso com uma sociedade mais equitativa e inclusiva. Através de programas como o EDP Energia Solidária estamos a apoiar o desenvolvimento de projetos inovadores e com impacto positivo nas comunidades, como também a melhorar as condições de vida de famílias e instituições em situações de maior vulnerabilidade. Acreditamos que, ao unir esforços nessas frentes, podemos efetivamente construir um futuro mais justo e sustentável”, salienta Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP.

Podem candidatar-se entidades com e sem fins lucrativos, com respostas sociais em áreas como a inclusão energética, a proteção do património natural e da biodiversidade, a eficiência energética e energias renováveis, ou a mobilidade sustentável. As candidaturas decorrem de 1 a 31 de maio no website da Fundação EDP (www.fundacaoedp.pt), onde pode ser consultado o regulamento.  

Para reforçar a capacidade do ecossistema social na criação de respostas inovadoras e com impacto na transição energética justa, uma rede de incubadoras parceiras da EDP Energia Solidária estará disponível para apoiar as entidades no processo de ideação e na preparação das candidaturas. As entidades vencedoras poderão também contar com acompanhamento de voluntários do grupo EDP na fase de implementação dos projetos.

Nesta edição do EDP Energia Solidária, duas incubadoras do distrito de Lisboa estarão disponíveis para apoiar os processos de candidatura ao programa: Unicorn Factory, Casa do Impacto, DNA Cascais e Ponte (Shift).

Em 2023, o EDP Energia Solidária possibilitou a criação de 30 projetos em Portugal, em Espanha e no Brasil. Só em Portugal, o programa viabilizou 15 novas respostas sociais que pretendem ter um impacto positivo na vida de mais de 18 mil pessoas através de soluções que promovem a transição energética justa.

Foram quatro os projetos vencedores apresentados por instituições do distrito do Lisboa. O projeto “Energia que move”, do Rés do Chão, propõe a transformação dos espaços em frente às entradas de duas escolas em Braga com soluções energéticas eficientes e promotoras da mobilidade ativa. Já o projeto do Conselho Português para os Refugiados tem em vista a aquisição de um veículo elétrico para o transporte de refugiados após a sua chegada e para deslocações a serviços. A Associação Terra dos Sonhos, com o projeto Terra dos Sonhos, Energia Sobre Rodas, pretende criar uma carrinha-quiosque elétrica que permite o acesso a uma primeira experiência de trabalho remunerado a jovens em acolhimento. E o projeto #SomosEnergia: capacitação e acção para uma transição energética justa e participada, da Associação Sustainable Energy Youth Network, pretende desenvolver competências técnicas e interpessoais de jovens em situação de desemprego

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes